André Marques Sexteto

 

 

 

 

 

 

 

ANDRÉ MARQUES

 

Pianista, compositor e arranjador, André Marques faz parte do grupo de Hermeto Pascoal desde 1994. Com ele, excursionou por todo o mundo, participou dos mais importantes Festivais de Jazz e teve sua atuação comentada em jornais como “The New York Times” (EUA) e “The Guardian” (Inglaterra), entre outros.

 

Em homenagem a Hermeto, André está realizando um projeto de gravação de 4 CDs com grandes nomes da música mundial. O primeiro foi gravado em 2014 e lançado em 2015, pelo selo Borandá, com John Patitucci no baixo e Brian Blade na bateria. O lançamento desse trabalho aconteceu em Buenos Aires, em julho de 2015, com Patitucci no baixo e Clarence Penn na bateria.

 

Fora o seu trabalho com Hermeto, André tem uma sólida carreira por meio de várias formações musicais que já lhe renderam um total de 12 CDs gravados. É integrante do Trio Curupira, André Marques Sexteto e líder da orquestra de música instrumental brasileira Vintena Brasileira.

 

Com o Trio Curupira, se prepara para a gravação do quinto CD e já realizou shows pelo Brasil, Argentina, EUA e Europa, tendo como destaque a última edição do lendário Free Jazz Festival, em 2001, e o Rock in Rio edição Lisboa, em 2004. O seu terceiro CD “Pés no Brasil, cabeça no mundo” também foi lançado na Argentina, pelo selo MDR Records, lançamento que foi marcado em 2008 por uma turnê em 12 cidades daquele país, com muita repercussão da imprensa local. O CD obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM).

 

Como arranjador, destacam-se seus trabalhos nos projetos “Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim” e "Trilhando", ambos realizados pelo SESC Pompéia (São Paulo – SP), nos quais fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas, Nelson Ayres, Simoninha, Fafá de Belém, entre outros.

 

Em 2012, também como arranjador, foi vencedor do I Festival “Ars Brasilis”, que premiava os melhores arranjos instrumentais de músicas de Milton Nascimento para Big Bands. Em 2010 foi convidado para uma participação como solista da Orquestra a Base de Cordas de Curitiba, tocando músicas de sua autoria e de Hermeto Pascoal.

 

Como professor, leciona no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí-SP e na Faculdade Souza Lima, em São Paulo – SP, além de ministrar diversas oficinas musicais (Mendoza – Argentina, São Paulo - SESC Vila Mariana, Curitiba, Ouro Preto, Itajaí, Jericoacoara, Joinville, Maringá, Tatuí, Bauru, Botucatu, S. José do Rio Preto, entre outras). De uma dessas oficinas nasceu a Vintena Brasileira, uma orquestra de vinte e dois músicos que possui 3 CDs lançados. Também lançou, em 2008, seu primeiro CD de piano solo, intitulado “SOLO”.

 

André Marques teve participações ao lado de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal e grupo, John Patitucci, Brian Blade, Clarence Penn, Ari Hoenig, Adonis Rose, Hamílton de Holanda, Natan Marques, Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc, Luciana Souza, Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Roberto Sion, Gabriel Grossi, Daniel Santiago, Thiago do Espírito Santo, Ithamara Koorax, Arrigo Barnabé, Danilo Caymmi, Yamandu Costa, Daniel D’Alcântara, Izabel Padovani, Dominguinhos, Kiko Freitas, Heraldo do Monte, Marcos Lobo, Elza Soares, Renato Teixeira, Nenê, Célio Barros, Mestre Salustiano, entre outros.

 

Lançamento do CD “PLURAL”

 

Na sua música pode-se encontrar: catira, frevo, ciranda, toada, baião, jongo, chamamé, maracatu, maxixe, caboclinho, bumba-meu-boi, xaxado, samba, congada, reisado, guarânia, chacarera, entre outros.

 

Esse trabalho com a formação de sexteto é o seu novo projeto solo, continuação de outros dois projetos, o de piano solo e o de quarteto. Essa formação, já trabalhada por vários grupos, aqui é tratada de forma diferente. Normalmente os instrumentos de sopros têm função melódica enquanto o piano e a guitarra, função harmônica. No André Marques Sexteto, na maioria dos arranjos, essas funções são invertidas.

 

Com esse novo trabalho André já tocou por todo o estado de São Paulo e também na Argentina, Uruguai e no sul do Brasil. Destaques para: - Festival Jazz na Fábrica 2010 – SESC Pompéia – SP; - Circuito de SESCs do interior de SP; - Festival Jazz a la Calle 2014 – Montevideo – Uruguai; - Café Vinilo 2014 – Buenos Aires – Argentina; - Circuito SESC de Santa Catarina – 2014; - Show de abertura da FEMUCIC – Maringá – PR;- Santos Jazz Festival – 201 e Virada Cultural de São Paulo – 2015.

 

André Marques Sexteto é formado por: André Marques – piano, escaleta, flautas e rabeca; Diego Garbin – trompete e flugelhorn; Fábio Oliva – trombone; Fúlvio Moraes – bateria e Guilherme Fanti – guitarra e Marcel Bottaro – contrabaixo.

 

Site:

http://www.andremarques.mus.br

 

Facebook:

https://www.facebook.com/andre.marques.3139

 

Links para videos de apresentações:

https://www.youtube.com/watch?v=Bn4eqqvU6DE

https://www.youtube.com/watch?v=9ZpgI0sOAcM

https://www.youtube.com/watch?v=tDoblytqHPw

https://www.youtube.com/watch?v=FBfTiaS1IGk

 

 

ATRAÇÕES

 

Adriano Grineberg

Ana Lonardi

André Marques Sexteto

Blues Beatles

Dani & Debora

Dupla Bleu Orleans

Serial Funkers

Gabriel Rossi

Jazzencontros

Igor Prado Band

Alessandro Penezzi

Claudio Lima

José Cláudio Sax & Trio

Wanda Sá

Roberto Menescal

Gadi Lehavi Trio

Daniel Jobim

Anim!Arte

Gilson Cesar

A Carroça é Nossa

Fernando Noronha

& Black Soul

 

 

developed by: Solano Rodrigues Netto